quarta-feira, 29 de abril de 2009

Questões sobre Maria - Evangelismo


O jovem "J" me abordou com a seguinte questão:

"Como apresentar o evangelho para um colega de escola que sempre nos acusa (evangélicos) de não crer em Maria?"


Entaõ, vamos lá...

Nós evangélicos não temos problema em reconhecer as virtudes de Maria. Muitos acham que não acreditamos na existência dela e que nem foi virtuosa por ter sido mãe de Jesus. O que não é verdade.

Quais são as questões levantadas em uma discussão a respeito de Maria?

1. Ela ser mãe de Deus. Veja Jo.8:58 e Cl.1:17 (Jesus já existia antes de Maria);
2. Ela ter papel fundamental na salvação. Veja 1Tm2:5 e At.4;12. Em seu cântico de adoração Maria reconhece que ela mesma precisava de salvação, quando diz que Deus é o seu salvador (Lc.1:46,47);
3. Ela ter permanecido virgem após o nascimento de Jesus. Veja Mt.1:25 e At.1:14;
4. Ela nunca ter cometido pecado. Igualdade com Jesus. A repreensão de Jesus a Maria em Jo.2:4 mostra que ela era suscitível a erros. Mas esta não é a questão principal. Você não deve querer provar o pecado de Maria para que seu amigo se salve. Ele tem que reconhecer os pecados dele e que ele não tem como resolver, a não ser através de Jesus;
5. Ela não ter morrido, mas subido aos céus, como Jesus. Dógma oficializado pela Igreja católica só em 1950. Antes disso não se discutia isso.

É bom mostrar que não temos problema nenhum com a pessoa de Maria. Pelo contrário, a reconhecemos como bem-aventurada, uma mulher piedosa e que foi presenteada pela graça de Deus. A mesma graça que salva o pecador sem merecimento algum.

Nossa questão é de caráter teológico, quanto á salvação. A igreja católica argumenta que Maria tem papel imprescindível na salvação, e Atos 4:12 e 1Tm2:5, como já te mostrei, dizem que o único imprescindível é JESUS!

Creio que a melhor linha nessa discussão, se você não vai entrar em discussão filosófica ou teológica, é mostrar que não há salvação fora de Jesus. Lembre-se que em uma discussão sobre Maria, a conversa sempre tende a pender para alguma coisa que negamos a respeito de Maria. E isso desvia do assunto principal. Jesus, o único salvador.

Se uma pessoa reconhece Jesus como seu ÚNICO e SUFICIENTE salvador, nada mais é preciso provar pra ela, tudo o que não estiver em conformidade com a Palavra de Deus não prevalece mais em seu coração. Essa é uma verdade absoluta e uma realidade.
Portanto, não deixe que o sabor delicioso de uma discussão intelectual tome o lugar da alegria de ver alguém se entregar a Jesus.

Não é Maria que separa o homem de Deus. É o seu pecado inconfessado e a rejeição da substituição de Jesus por nós, na cruz. Maria já está no céu porque creu em Jesus como seu salvador.

Espero que isso te ajude meu amigo.
Ore e fale apenas na confiança no que o Espírito Santo colocará no seu coração.

Lembre-se, há festa no céu por um pecador que se arrepende e não por um crente que vence. Deus te abençoe!

SOLI DEO GLORIA