segunda-feira, 4 de maio de 2009

Atitude empreendedora em tempos de crise

Tenho percebido, nesses tempos de crise, um tanto de insegurança por parte dos jovens, quando não sabem como será o dia de amanhã. Alguns já perderam seu emprego, outros ainda não entraram no mercado de trabalho e nem sabem quando surgirá a oportunidade.

Reproduzo um texto de Marcos Hashimoto que, entre outras coisas, é doutor em Administração pela EAESP/FGV, Coordenador da Pós Graduação em Empreendedorismo no Uirapuru Superior, colunista no site da Revista Você S/A, e também autor do livro 'Espírito Empreendedor nas Organizações' pela Editora Saraiva.
Recebi o texto por e-mail, mas o achei no portal http://www.empreenderparatodos.adm.br/

"Qualquer pessoa, e não apenas o empresário, pode adotar uma atitude empreendedora nas mais diversas situações, seja com o cliente, diante de um problema, durante uma reunião, ao montar a barraca de camping, ou dando banho no cachorro. Ter atitude empreendedora é manifestar, senão todos, pelo menos alguns dos 7 elementos que descrevo a seguir:

1. Superação
A capacidade de ir além, superar qualquer obstáculo, sobrepujar os limites, desafiar, questionar o status quo, duvidar dos paradigmas impostos, provocar discussões, romper com padrões pré-estabelecidos.Caracteriza aqueles que são determinados e perseverantes. Não desistem nunca.

2. Criatividade
Realizar algo novo, diferente ou único. Desenvolver a habilidade de ver o que ninguém vê,identificar oportunidades nos locais mais improváveis, ter idéias à profusão, perceber coisas que normalmente passam desapercebidas para os outros.

3. Iniciativa
É fazer o que precisa ser feito, sem que seja solicitado. É agir sem ser mandado, conquistando sua própria autonomia. Quem tem iniciativa não gosta de depender de ninguém para conquistar suas realizações e está sempre conduzindo várias coisas ao mesmo tempo.

4. Energia
Descreve aquele que demonstra incansável disposição para trabalhar, ir à luta e partir para a execução, transformar a iniciativa em acabativa. Ter energia é estar sempre disposto e motivado, procurando sempre tirar os planos do papel. A palavra ‘Preguiça’ não faz parte do seu vocabulário

5. Valor
É a capacidade de gerar algum benefício para alguém. São os resultados finais da iniciativa que são valorizadas por alguém. Estes resultados podem ser de natureza financeira ou não. Pode ser o lucro, o bem estar, a valorização da imagem, a satisfação de um cliente, a redução de custos ou um prêmio qualquer

6. Compromisso
É assumir a responsabilidade e as conseqüências. É ter a coragem de dizer a todos o quevocê fez, vestir a camisa de algo maior do que seus interesses pessoais, independentemente dos resultados.Cumprir o que promete e levar uma realização às últimas conseqüências mesmo que prejudique a si mesmo. É não tirar da reta quando a coisa aperta e demonstrar assim credibilidade e confiabilidade.

7. Risco
A capacidade de aceitar o fato de que as coisas podem não sair como planejado e que o erro é uma forma de aprendizado. Pessoas que assumem riscos calculados sabem avaliar os benefícios e não se incomodam em sair da zona de conforto quando necessário.

Tenho dito sempre que todos nós somos empreendedores, apenas o somos em maior ou menor grau em função da demonstração destes elementos no nosso dia-a-dia em qualquer cenário e sob qualquer circunstancia.Pessoas pouco empreendedoras apresentam apenas um ou dois destes elementos em pequena escala e deforma pontual, enquanto grandes empreendedores conquistam coisas de grande valor, à custa de muita perseverança e determinação, enfrentando muitos obstáculos para fazerem suas idéias radicais acontecerem,despendendo muita energia e dedicação, correndo altos riscos porque acreditam estar cumprindo com missões altruístas, muito maiores do que seus interesses pessoais."

Jovens, não desistam, não desanimem! É tempo de superação e de reler seus objetivos.

Soli Deo Gloria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado por sua visita e seu comentario. Volte mais vezes!